sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

MODELO TIPOLÓGICO

Imagem extraída do site: www.cantareira.br
Para a análise que será realizada nos documentos que compõe o prontuário médico do paciente se tomará como base alguns textos. Prontuários médicos de pacientes possuem características que devem ser levadas em consideração, mas que não se difere muito de outros documentos quando se fala em análise tipológica. Para as análises que serão realizadas serão utilizados os manuais elaborados pelo grupo de Arquivistas de Madrid, Manual de Tipologia Documental de los Municipios, e o texto elaborado por Lopez, Tipologia Documental de Partidos e Associações Políticas Brasileiras.

O uso dos textos supracitados é justificado em razão da disposição da informação presente nos formulários e demais documentos pertencentes ao prontuário médico. No modelo utilizado por Lopez na coleta de dados da associação são apresentados os elementos necessários para que uma análise mais objetiva dos documentos seja feita. Os campos para a identificação, data, são elementos essenciais, uma vez que, são elementos principais na busca e recuperação da informação. A data aqui é importante, pois é a partir dela que se identifica uma evolução temporal no tratamento do paciente.

O registro de cada atendimento é indispensável à continuidade do tratamento, nele também devem constar informações que identifiquem o profissional de saúde que procedeu a avaliação, assim como a inclusão de novos documentos do tratamento, também devidamente identificados, esses dados subsidiam, além das decisões médicas, decisões jurídicas. Tais elementos é o que irá compor um dos pontos da análise, o conteúdo.

O modelo apresentado por Lopez já seria suficiente para fazer uma breve análise dos documentos dentro do prontuário médico, no entanto, será utilizado o Manual dos arquivistas de Madrid para um melhor entendimento de sua função e do seu trâmite dentro da instituição.


Grupo STARK
Jéssica Queiroz, Fernando Medeiros, Maria Helena, Patrick Ramos e Rodrigo de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário